
A Revista VEJA desta semana (Edição 2035, 21 de novembro de 2007) circula com uma reportagem sobre adestramento de cães.
Se não fosse de toda óbvia para os proprietários, seria, no mínimo, reveladora para os educadores de humanos. Após adaptações no texto, observem como as práticas podem ser igualmente valiosas...
"Os educadores avisam: quanto mais os donos de instituições de ensino mimam, mais o aluno manda nele. E ainda dá risada.
Eles são mimados, incoerentes, indisciplinados e não conseguem seguir regras. (...) Esse é o retrato que emerge de boa parte dos donos de instituições de ensino quando se fala com conhecedores dos segredos mais íntimos da relação entre humanos e alunos: os educadores.
Se não fosse de toda óbvia para os proprietários, seria, no mínimo, reveladora para os educadores de humanos. Após adaptações no texto, observem como as práticas podem ser igualmente valiosas...
"Os educadores avisam: quanto mais os donos de instituições de ensino mimam, mais o aluno manda nele. E ainda dá risada.
Eles são mimados, incoerentes, indisciplinados e não conseguem seguir regras. (...) Esse é o retrato que emerge de boa parte dos donos de instituições de ensino quando se fala com conhecedores dos segredos mais íntimos da relação entre humanos e alunos: os educadores.
(...) Em resumo: donos de instituições de ensino precisam mostrar quem manda, e mandar do jeito certo. "Ele tem de participar da maioria das aulas e pôr os comandos sempre em prática, senão é dinheiro jogado fora"(...).
Vamos aos conselhos da Revista, igualmente, adaptados ao contexto escolar...
"1 A sala tem um líder. Será ele ou você. Escolha
2 Se escolheu a segunda hipótese, é você, na superior condição de líder, quem permite que ele ascenda ao seu nível (educacional, ético, espiritual...)
3 Aluno feliz é o que conhece as regras e se sente seguro com elas. Portanto, "não" é não mesmo
4 Gritar e dar escândalo porque não consegue ser obedecido? O aluno não se importa com seu descontrole
5 Até existe ponto extra. Mas é melhor quando ele é usado para recompensar bons comportamentos
6 É um péssimo comportamento, para ambos, repartir a comida ou informar o número do seu celular para o aluno
7 Se não quer que ele pegue intimidade, não dê mole!
8 O hábito faz o aluno obediente e anaboliza a sua memória. Basta um mês de relaxamento e adeus regras (que o digam as férias...)
9 Um segredinho: alunos também seguem a mão invisível do interesse próprio. Obedecem para conseguir o que querem ou evitar o que não querem
10 Aluno não é gente. Repita isso, como um mantra" (como diria uma nobre colega de ofício: "aluno é o ser que mais se parece com gente"...).
Quem tiver ouvidos, que ouça! A propósito, os educandos também respondem aos apitos de alta freqüência... é só testar em sala!
Vamos aos conselhos da Revista, igualmente, adaptados ao contexto escolar...
"1 A sala tem um líder. Será ele ou você. Escolha
2 Se escolheu a segunda hipótese, é você, na superior condição de líder, quem permite que ele ascenda ao seu nível (educacional, ético, espiritual...)
3 Aluno feliz é o que conhece as regras e se sente seguro com elas. Portanto, "não" é não mesmo
4 Gritar e dar escândalo porque não consegue ser obedecido? O aluno não se importa com seu descontrole
5 Até existe ponto extra. Mas é melhor quando ele é usado para recompensar bons comportamentos
6 É um péssimo comportamento, para ambos, repartir a comida ou informar o número do seu celular para o aluno
7 Se não quer que ele pegue intimidade, não dê mole!
8 O hábito faz o aluno obediente e anaboliza a sua memória. Basta um mês de relaxamento e adeus regras (que o digam as férias...)
9 Um segredinho: alunos também seguem a mão invisível do interesse próprio. Obedecem para conseguir o que querem ou evitar o que não querem
10 Aluno não é gente. Repita isso, como um mantra" (como diria uma nobre colega de ofício: "aluno é o ser que mais se parece com gente"...).
Quem tiver ouvidos, que ouça! A propósito, os educandos também respondem aos apitos de alta freqüência... é só testar em sala!
Nenhum comentário:
Postar um comentário