Encontrei este debate na página do UOL: SP é o Brasil? Os moradores de outras regiões do país sabem que a resposta é "não"! Até os paulistas que saem do Estado percebem isso imediatamente.
Pena que não é apenas o UOL. Grande parte dos veículos de comunicação consideram os "limites editoriais" do país até o estado de MG. Afora o Vale do Jequitinhonha, que alguns desejam empurrar para a Nordeste, Minas é o indicativo de fronteira das "riquezas" do Brasil, dizem.
O cenário não é diferente para outros setores da economia. No setor industrial, sob a égide da integração dos mercados globais, diz-se que todo o planeta é passível de usufruto, conforme as potencialidades locais... O contraponto, apenas para ilustrar, verifica-se em Santo Estevão, interior da Bahia.
Uma conhecida marca esportiva tem utilizado do mesmo sistema de produção adotado em outras regiões miseráveis da Terra: baixos salários e condições sub-humanas para as costureiras que, sem alternativa de renda, se sujeitam ao trabalho semi-escravo. Se a transposição do São Francisco é ofuscada pelo noticiário do "PAN" e do futebol vistoso de Robinho, por que o estranhamento?
"Tesouros" a parte, o federalismo constitucional impede a divisão político-administrativa do país, mas já existe uma outra segregação, feliz ou infelizmente. Quão grande é a surpresa para os viajantes do Sul e Sudeste do país em perceber que no Nordeste os festejos juninos têm maior apelo que a "Oktober Fest"...
Segue um trecho da postagem:
"Desde que iniciei meu trabalho, venho recebendo, aqui e ali, queixas de assinantes e internautas em geral, ressentindo-se da falta de conteúdo regional. Eles afirmam que o UOL é demasiadamente paulista.
Faço minhas as palavras de Diego, de Caxias do Sul (apesar de ele ser gaúcho e eu paranaense).
Como gaúcho, não sou capaz de encontrar uma informação sequer sobre os fatos locais de onde moro. Mesmo em se tratando de jogos de futebol, o que decididamente não é meu principal interesse, não se obtêm notícias no site do UOL. Ainda que tenha que dar vários cliques, o que se vê são parcas informações... A senhora, como comunicadora, sabe que o que o público busca são mais coisas sobre o seu local do que simplesmente citações de existência, e olhe lá.
Hoje, a home page do UOL até tentou fazer um agrado no leitor pelo "Brasilzão afora", ao publicar o bloco "Pelo Brasil". Tentativa louvável, mas tímida. Até porque não citava de que parte do Brasil era cada uma das notícias. Até porque restringia "o resto do Brasil" a um bloquinho só. E deixava São Paulo na área nobre do alto da página. (...)".
Extraído de http://ombudsmandouol.blog.uol.com.br/index.html. Acesso em 05/07/07, 21:00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário