Dizem que são sentimentos humanos. Lamentavelmente, estão cada vez mais raros entre o homo sapiens. A história que vem da Itália é uma entre muitas tocantes do elo forte que existe entre os cães e as pessoas.
No Brasil, há muitos casos similares. Um, inclusive, foi tema de um programa televisivo - Caso Verdade, da Rede Globo, exibido em 1983 - e apresentava a história do cão "bonito". Após a morte do dono, o animal ia todos os dias ao cemitério, deitava e latia perto do sepulcro. Quem teve um animal de estimação sabe o quanto esta última palavra é pouco para representar um sentimento maior que se desenvolve.
Aos que pensam que se trata de desvio de personalidade, patologia social, a frase de, na minha opinião, o maior gênio de todos os tempos, Leonardo da Vinci:
Chegará um dia no qual os homens conhecerão o íntimo dos animais; e nesse dia, um crime contra um animal será considerado crime contra a humanidade.
Fonte:
Boletim de programação da Rede Globo, número 561; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário