Nas décadas de 60 e 70, os exilados Brasileiros saíam do país por motivações políticas. No início do século XXI, o novo tipo de exílio decorre das transformações sociais.
Segue um relato de uma "exilada" em Toronto, por falta de oportunidade profissional no Brasil:
Olá,
Cheguei no dia 31 de outubro. Já se foram 4 meses...e passaram muito rápido.
A saudade é que é enorme. Da comida também, mas não das coisas, sim das pessoas, família e amigos. Muita saudade. Se parar para pensar na saudade, não teria nem vindo e já teria voltado, mas, vamos contornando... e estou sempre muito ocupada.
Aqui tudo dentro do previsto. Sustento-me bem com esse atual emprego, por isso é "survival job", pratico o inglês e tenho um dia da semana livre, assim como as manhãs, o que é bom para continuar a procurar um emprego na minha área. O pessoal do trabalho é legal, graças a Deus, o que garante muitas risadas todos os dias e companhia na hora de voltar para casa. Só me arrependo de não ter pegado esse emprego antes.
A morada é a mesma ainda, pois não dá para mudar, sem saber onde será o trabalho mais definitivo. Levar a roupa para lavar, fazer compras, tudo abaixo de zero, foi feito, sem maiores problemas.
O inverno foi um capítulo à parte. Muito medo, muito terror em cima do frio. É frio, sim, mas dá para tomar os dois banhos por dia, vestir um bom casaco e um bom calçado e sair. Capuz e gorro. Sempre protejo bem a cabeça e uso também boas botas. Não gosto muito de luvas e já perdi um par, deixo para quando a coisa tá pregando mesmo.
Não cheguei a comprar as calças térmicas especiais, pois iria precisar de várias e custam cerca de $50. Fiquei pensando e acabei não precisando. Não iria poder usar a mesma todos os dias, salvo se tivesse máquina de lavar em casa. Agora me viro bem com uma calça de malha por baixo da calça e, em casos extremos, acrescento uma meia calça mais grossa e está ok. Não sou friorenta, mas quando saí em busca das calças estava no desespero, com medo de sentir frio, pois o termômetro só ia descendo... Fui em lojas de esporte ver calças de ski.
O frio também depende da sua saúde, do seu organismo em geral e de como vc se prepara antes de sair de casa, que roupas usa, quanto tempo vai ficar do lado de fora. Se vai caminhar ou ficar parado no frio, etc. Sempre uso também um bom creme no rosto, o que ajuda a protejer.
O medo do frio é maior do que o próprio, mas, tô fora de lugares mais gelados. Aqui não são muitos dias com -25 e até -20 está "ok". Calgary e outros onde faz -44, -50 não é para mim.
Mas posso dizer que todos os meus problemas acabaram, pois nos últimos meses esfriei bem a cabeça (literalmente). (risos) Também estou mais jovem, com a crioterapia. : )
E para quem quer saber mais, na sexta, um colega de trabalho, indiano, definiu Toronto: "é a China!!" (rsss)
Bjs e saudades
ADW
Nenhum comentário:
Postar um comentário